Lareira a Gás numa Chaminé Existente
Temos notado um grande interesse na substituição de fogões antigos por modernos inserts de lareira a gás. Muitas pessoas optam por utilizar a chaminé original para simplificar o processo de instalação. Mas a questão é: é possível instalar uma lareira a gás inteligente em uma chaminé existente?
A resposta é um tanto ambígua. Sim, é possível usar a chaminé existente, mas não é tão simples quanto apenas conectar. Confira as nossas lareiras a gás ou continue a leitura no artigo abaixo para saber mais.

Instalação de Exaustor para Lareira a Gás numa Chaminé Antiga
É possível utilizar a sua chaminé existente de uma lareira tradicional ou fogão a lenha para instalar o exaustor de uma nova lareira a gás. Geralmente, um tubo flexível é utilizado, disponível em diferentes comprimentos. Este tubo é conduzido ao longo da chaminé, sendo colocada uma cobertura no telhado. No entanto, pode ser difícil instalar uma lareira a gás em uma chaminé existente devido ao tamanho e peso das lareiras, além dos requisitos de exaustão necessários.
Também é possível instalar a ventilação da sua nova lareira a gás através de uma chaminé existente para fora da casa. Esta é uma solução simples que reduz o trabalho de construção. Nesse caso, será fácil conectar uma garrafa de gás à parede, podendo ser instalada do lado de fora. A garrafa pode ser escondida num armário ou numa solução de armazenamento inteligente.
Esta abordagem é vantajosa se desejar ocultar o exaustor da forma mais discreta possível, podendo ser feito dentro da chaminé. Normalmente, começa-se com meio metro de tubo (dependendo do modelo) antes de fazer a curva necessária. Em seguida, instala-se uma ligação à chaminé onde o tubo flexível será conectado.
Na série de fotos abaixo, uma lareira a gás Dru Meastro é instalada numa chaminé existente. A lareira é montada com placas de skamotec na parte inferior, superior e nas laterais, e o controlador é fixado na parte inferior.
