Como acender a salamandra de forma ecológica
Acender a salamandra tem um grande impacto no efeito da combustão e no ambiente. Além disso, influencia o seu clima interior, razão pela qual é uma boa ideia seguir estas dicas antes de usar a sua salamandra.

1. Apenas use lenha seca
O primeiro passo no processo de uma combustão adequada é usar apenas lenha seca. Então, como posso verificar se a lenha está seca? Pode ser difícil para utilizadores de salamandras menos experientes. Por isso, um medidor de humidade para lenha pode ser útil. Pode ser adquirido por cerca de 10-20€ aqui no site ou no seu mercado de construção local. Funciona simplesmente espetando os pinos na madeira para medir a humidade. O ecrã mostrará o teor de humidade da madeira.
Aqui estão alguns conselhos sobre como manusear a lenha
O armazenamento da lenha é um fator importante para controlar a sua humidade. Quando uma árvore é inicialmente cortada, muitas vezes tem uma humidade de cerca de 65-70%. Por isso, a madeira deve primeiro secar antes de ser utilizada para acender a sua salamandra.
Coloque a sua lenha numa pilha onde possa apanhar o máximo de ar possível. Não tem necessariamente de estar debaixo de um telhado. O fator mais importante é que apanhe o máximo de ar possível. Por isso, também é má ideia encostá-la completamente a uma parede. Recomenda-se uma distância à parede de aproximadamente 5 cm para permitir que o ar se infiltre. O mesmo se aplica à parte inferior da pilha de lenha, onde pode ser uma boa ideia empilhar a lenha sobre uma palete para que o ar também possa entrar por baixo. Se a madeira não apanhar ar suficiente, pode reter humidade e começar a apodrecer.
2. Acenda pelo topo
Muitas pessoas comparam o acendimento da salamandra com o método que usamos para acender uma fogueira. Na verdade, é precisamente o oposto. Precisamos de acender uma salamandra a partir do topo, e não a partir do fundo como conhecemos de uma fogueira de acampamento.
O método será, portanto, colocar 2-3 pedaços grandes de lenha no fundo. Se tiver uma lareira grande, pode colocar um ou dois pedaços extra para formar a camada inferior. Subsequentemente, pode colocar algumas camadas de material de ignição. Por exemplo, podem ser 3-4 pedaços em cada camada. Estes podem ser empilhados de modo que a primeira camada aponte para a lareira e a segunda camada para os lados - tal como conhecemos do jogo Jenga. Depois, acenda com 2-3 acendalhas.
3. Adicione ar suficiente
Durante a fase de ignição da sua salamandra, é importante fornecer uma quantidade suficiente de ar. As salamandras mais novas estão equipadas com um sistema de entrada de ar, mas no caso de salamandras mais antigas, pode ser uma boa ideia abrir a porta se não receber ar suficiente. Assim que as chamas pegarem bem, feche a porta novamente.
NOTA: Não mantenha a porta aberta durante a operação normal, pois isso pode prejudicar o clima interior a longo prazo.
4. Verifique a sua combustão
Se quiser certificar-se de que a sua combustão está correta, pode verificar o fumo da sua chaminé. A cor deste indica se está a queimar corretamente. O fumo deve ser branco ou quase invisível. Se sair fumo escuro da chaminé, significa que algo está errado. Pode ser que a salamandra não tenha conseguido lidar com ar suficiente durante a ignição, que a lenha não esteja suficientemente seca ou que haja algum problema com a chaminé.
5. Reabastecimento de lenha numa lareira acesa
Quando a sua lenha estiver queimada, recomenda-se colocar dois paus sobre as últimas chamas ou brasas e, em seguida, colocar a lenha por cima. Este método pode ser repetido sempre que a sua lenha se tiver queimado.