Instalação de uma salamandra a lenha
Uma tarefa é a compra da salamandra, outra igualmente importante é a sua instalação. É muito importante levar a montagem da salamandra a sério, pois esta requer autorização. Uma instalação inadequada pode causar problemas graves e pode ser dispendiosa de corrigir. Verifique sempre com o seu limpa-chaminés local.
Somos especialistas em lareiras e salamandras amigas do ambiente - independentemente da dimensão do seu projeto. Podemos aconselhá-lo sobre que tipo de lareira será uma escolha óbvia para a sua casa e o que é necessário para tal.
Não hesite em contactar-nos se desejar uma proposta sem compromisso ou apenas uma conversa sobre as opções que tem para o seu projeto de lareira. Será excelente se já tiver objetivos e imagens preparados. Desta forma, podemos orientá-lo da melhor maneira possível.

Requisitos da chaminé para a montagem da salamandra
Antes de instalar uma nova salamandra ou lareira, é importante verificar a chaminé existente. Considera-se que esta é o motor de uma salamandra a lenha, razão pela qual deve ser uma parte importante do seu projeto de lareira, independentemente do local do mundo. Repetimos - consulte o seu limpa-chaminés antes de tomar quaisquer decisões urgentes.
Caso a chaminé já não seja utilizada, pode estar selada. Isto significa que a sua função foi descontinuada. Portanto, se quiser instalar uma salamandra a lenha na chaminé existente, certifique-se de que está totalmente funcional e, assim, não selada.
As gerações mais recentes de salamandras a lenha utilizam tipicamente Ø150 mm. É importante que o orifício de extração/área de iluminação corresponda ao efeito de aquecimento da salamandra. Se isto não corresponder, pode ocorrer uma combustão deficiente e, na pior das hipóteses, formar-se monóxido de carbono venenoso.
Distância da salamandra a materiais combustíveis
A localização da salamandra é importante - tanto para a experiência como para a segurança. Por isso, é importante que durante a instalação, o instalador garanta que as distâncias necessárias para material combustível sejam respeitadas. No entanto, se a salamandra for montada numa parede de tijolo ou outro material não combustível, não será necessária uma distância mínima. Em relação à limpeza, contudo, será mais adequado se a salamandra for colocada a uma distância de 5-10 cm da parede para que seja possível aceder à parte de trás da lareira.
Por outro lado, se a salamandra for montada sobre material combustível, é necessária uma distância. Se não tiver a certeza de como pode ser feita uma instalação na sua casa, consulte o seu revendedor, município ou o seu limpa-chaminés. Desta forma, garante o cumprimento da legislação mais recente.
É o proprietário da casa e o instalador da salamandra que são responsáveis pela montagem da lareira. Por isso, isto deve ser levado a sério, pois as regras aplicáveis devem ser observadas para que a salamandra possa ser utilizada e aprovada pelo limpa-chaminés.
Uma salamandra não deve ser colocada num piso combustível, como um piso de madeira ou carpete. Deve ser instalada uma superfície não combustível. O tamanho desta placa de proteção para a salamandra depende do tamanho da lareira. Deve cobrir pelo menos 30 cm à frente da salamandra e 15 cm para os lados. Para evitar que impurezas entrem na placa, pode ser uma boa dica colocar uma junta estreita de silicone transparente entre a placa e o piso.
Registo de salamandra para o Registo de Edifícios e Habitação
Se a sua casa não tinha anteriormente uma lareira ou salamandra instalada, será necessário registar isto junto da sua câmara municipal. Este é um requisito que tem como proprietário da casa.