Qual é a Diferença entre uma Lareira a Bioetanol Automática e Manual?
Manual ou automática: qual a melhor opção para a sua lareira a bioetanol? A diferença entre esses dois tipos de lareiras está no funcionamento do queimador.
As lareiras a bioetanol foram introduzidas em 2005, oferecendo uma solução inovadora para adicionar uma lareira em praticamente qualquer espaço, sem necessidade de ventilação, combustão, fumo, fuligem ou manutenção dispendiosa. Desde então, a tecnologia e a segurança evoluíram, resultando em dois tipos principais de lareiras a bioetanol: queimadores manuais e automáticos.
Cada tipo de queimador apresenta suas vantagens e desvantagens. A escolha entre manual e automático dependerá das suas necessidades específicas, do local de instalação e do seu orçamento.
Embora existam apenas duas categorias de queimadores a bioetanol, diferentes fabricantes podem oferecer variações no funcionamento dos seus modelos. Por isso, as informações deste guia são indicativas. Para obter uma descrição mais detalhada de cada lareira a bioetanol e dos queimadores de cada fabricante, consulte a página específica do produto e o manual associado.
Pode explorar todos os nossos queimadores automáticos e manuais de bioetanol aqui.
Lareiras Bioetanol com um Queimador Manual
Um queimador manual de bioetanol é um recipiente de aço inoxidável que se preenche com bioetanol. O queimador possui uma abertura, que pode ser redonda ou retangular, dependendo do modelo. A chama é acesa com um isqueiro e extinta ao abafar o fogo. Este tipo de queimador é o mais comum e é amplamente utilizado em lareiras a bioetanol, especialmente nas versões de parede e independentes.
Para aumentar a segurança, quase todos os fabricantes de queimadores manuais de bioetanol desenvolveram métodos para evitar o derrame de combustível caso o queimador caia. O método mais utilizado é a aplicação de fibras cerâmicas de algodão no interior do queimador, que absorvem o combustível, tornando impossível o derramamento do bioetanol em caso de queda. Alguns fabricantes, como a Xaralyn, utilizam uma pedra cerâmica em vez de algodão de fibra cerâmica, mas o princípio é exatamente o mesmo.
Saiba mais sobre o algodão de fibra cerâmica e sua utilização no nosso guia aqui.
Vantagens de um Queimador Manual de Bioetanol
1. Sem Energia ou Cabos: Instalação Flexível em Qualquer Local
Os queimadores manuais de bioetanol e as lareiras podem ser instalados em qualquer local, pois não requerem conexão elétrica ou cabos, nem necessitam de chaminé ou ventilação. O único fator a considerar é o tamanho desejado para o queimador.
No entanto, é fundamental estar atento aos riscos gerais de incêndio e às distâncias de segurança. Pode aprender mais sobre as distâncias de segurança no nosso guia especializado.
2. Queimadores Manuais de Bioetanol: Uma Opção Acessível
As lareiras a bioetanol estão no mercado há alguns anos, e os fabricantes têm constantemente otimizado os custos de produção. Além disso, os queimadores manuais não exigem tecnologia digital, o que resulta em preços significativamente mais baixos para as lareiras a bioetanol manuais atualmente.
Desvantagens de uma Lareira Manual de Bioetanol
1. Operada Manualmente
A principal desvantagem da lareira manual de bioetanol é a necessidade de controlo manual. Isso significa que é necessário aproximar-se da chama para ajustar, acender ou apagar o queimador. Além disso, uma lareira manual de bioetanol nunca deve ser operada por crianças.
2. Menos Salvaguardas
Embora os queimadores manuais sejam completamente seguros quando as instruções são seguidas e o bom senso é utilizado, as lareiras automáticas de bioetanol oferecem sensores de segurança adicionais, que não estão presentes nos modelos manuais.


Lareira a Bioetanol com Queimador Automático
Os queimadores automáticos de bioetanol, assim como os manuais, utilizam bioetanol como combustível para funcionar. No entanto, essa é a única semelhança real entre eles.
Os queimadores automáticos de bioetanol são muito mais avançados tecnologicamente. Dependendo do modelo e do fabricante, podem ser controlados por controlo remoto, painel de controlo, aplicação, sistema doméstico ou Wi-Fi.
No caso dos queimadores automáticos, o bioetanol é abastecido em um depósito externo e bombeado para dentro do queimador para ser incinerado quando ligado. Já nos queimadores manuais, o combustível é simplesmente colocado diretamente na abertura do queimador.
O queimador automático é comumente utilizado em lareiras a bioetanol embutidas, sendo uma opção popular para novas construções, grandes renovações ou design de interiores.
Vantagens de um Queimador Automático
1. Fácil de Controlar a Chama
É mais fácil acender e apagar um queimador automático. Basta clicar no controlo remoto, no painel de controlo do queimador ou através de uma aplicação. Alguns modelos de lareiras automáticas a bioetanol também permitem ajustar o tamanho da chama e controlar a quantidade de calor irradiado.
2. Sensores de Segurança
Um benefício adicional de um queimador automático é a presença de múltiplos sensores de segurança, que não estão disponíveis em queimadores manuais. Esses sensores podem monitorizar níveis de CO2, tremores, sobreaquecimento, entre outros. Caso algum risco seja detectado, a lareira será desligada automaticamente para garantir a segurança.
3. Economize Combustível
Os queimadores automáticos oferecem uma melhor economização de combustível de bioetanol, pois o combustível só é bombeado para o queimador quando necessário. Isso significa que não há desperdício de bioetanol durante o processo de ligar e desligar a lareira. Além disso, o bioetanol não queimado não irá evaporar por si só se permanecer na lareira.
Desvantagens de um Queimador Automático
1. Preço mais Elevado
Uma das principais desvantagens de um queimador automático de bioetanol é o preço. Ele custa significativamente mais do que o modelo manual. Isso ocorre porque a tecnologia utilizada nos queimadores automáticos ainda é relativamente nova e mais avançada, o que resulta em maiores custos de desenvolvimento, produção e materiais.
2. Requisitos de Instalação e Bateria
Para que todos os componentes eletrónicos do queimador funcionem corretamente, é necessário ter uma ligação elétrica próxima à instalação da lareira a etanol, o que reduz a flexibilidade na instalação.
No entanto, alguns queimadores automáticos possuem uma bateria incorporada, o que significa que precisam ser recarregados periodicamente.


